sexta-feira, 28 de março de 2014

Seu filho tem medo de quê? * Spray anti-monstros!

Esses dias estava olhando uma página de um Blog que eu amo, e que merece toda a sua atenção!
É o Antes que eles cresçam, recheado de textos, experiências, dicas e desabafos de gente que entrou nessa mesma aventura: ter filhos!
São caracteres deliciosos que devem ser curtidos com calma, mas o que me levou a fazer esse post foi uma dica que elas postaram lá na página do Facebook delas: Um Spray anti-monstro pra crianças com medos!

Sim, sim, achei a ideia muito interessante, fui dar uma pesquisada e parece que nos EUA eles usam de verdade essa artimanha para acalmar os pequenos amedrontados.
Antes de mais nada, quero relembrar: não sou psicóloga, nem nada perto disso, sou uma mãe que, imagino, como tantas outras, sofre junto com o filho quando o medo pega.
Meu filho anda tendo MUITOS medos! De monstro, de escuro, de barulhos, todos invisíveis e imaginários. Mas não adianta racionalizar o monstro, monstro não existe, mas o medo é real! E muito! Então que tal tentar amenizar essa fase mostrando que estamos ao lado deles, respeitando suas aflições?
Não pense você que eu nunca fiquei nervosa rosnando que monstros não existem... já tentei muito, mas resolvi aceitar o que ele sente e tentar ajudar!

Essa é uma receitinha básica nossa, e diferente do postado no Antes que eles Cresçam, foi feito à mão, com um toque de alquimia. Porque acredito que até essa preparação é terapêutica.

Vamos lá!
Você vai precisar de:
- um recipiente borifador, a venda em lojas de R$ 1,99 ou casas de utilidades domésticas
- purpurina, gliter, lantejoulas e estrelinhas, o que mais você tiver que traga "luz" pra aniqular o medo
- uma essência de lavanda, alfazema ou qualquer coisa que acalme, pode até ser um pouco da colônia suave do seu filho...
- papéis e canetas coloridas pra confeccionar os rótulos

Encha o recipiente de água e vá acrescentando os ingredientes.
Enquanto faz isso, icentive sue filho a falar do medo, diga como você imagina que o monstro vai reagir a tanta molécula-acalmadora-de amor!
Lembre-se: pode inventar e por o que quiser, mas não ponha nada com cor, já que a criança vai borrifar a poção pela casa!

Depois pegue pedaços de papel colorido e desenhe os rótulos. Peça para a criança desenhar o monstro que ela imagina!
Agora é só usar e aguardar os resultados!
Aqui já está funcionando muito!









7 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso!!

    http://www.indiretasmaternas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei a ideia, pena que os meus já cresceram, seria divertido.
    Agradeço por compartilhar, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia. Ainda não sou mãe, mas me lembro perfeitamente quando era criança e morria de medo do escuro, do barulho do cano da caixa d'água batendo na parede quando a pressão da água da rua vinha muito forte, etc. Usarei essa técnica quando tiver meu pequeno ou pequena :)

    ResponderExcluir
  4. Cliquei no link do blog, mas direciona para outro site, mas já achei o endereço certo pelo google.

    ResponderExcluir
  5. Está técnica tem raízes na Neurolinguística. Qualquer coisa que a criança faça diretamente para vencer seus medos modifica a atitude e enfraquece o medo. E o suave odor do borrifador que fica no lugar ancora a mudança.

    ResponderExcluir